quarta-feira, 20 de abril de 2011

Usiminas, Contaminaçao por metais pesados.

O caso é sério! Vamos protestar!




O que ocorre é que na área onde está instalada a USIMINAS existe uma ampla camada de contaminação por metais pesados e cancerígenos.



Há uma intensa luta da comunidade local com muita pressão da imprensa exigindo que a USIMINAS retire esse solo contaminado, que se espalha.



O Ministério Público em Ipatinga obrigou a USIMINAS a tomar providências, então eles (USIMINAS) - para enganar a população e o MP - se propuseram assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) comprometendo-se a tomar providências, sendo que o MP ainda não havia estipulado um prazo para o início da remediação da área e remoção de lodo contaminado.



Ainda com esse espírito do embromation comum a grandes empresas que tripudiam em cima de populações de cidades do interior, humilhando suas autoridades com arrogância e cinismo, a USIMINAS anunciou a contratação de uma empresa que seria responsável pelo monitoramento ambiental da área e apresentação de soluções, essa empresa se chama CSD Geoclock.



Trata-se de uma empresa que - em todo o Brasil - tem servido só para as empresas enganarem as autoridades e a opinião pública. Ela foi responsável pela falta deprovidência em diversos passivos históricos como o Aterro Matovani (região de Campinas-SP), Volta Redonda (RJ), Santo Amaro da Purificação (BA), entre outros.



Sua missão é inventar a necessidade de monitoramento e pequenas ações de remediação, nunca exigem providências concretas como remoção de contaminantes (isso é caro para as empresas que as contratam para que gastem o mínimo).



Em 2011, a Campanha da Fraternidade veio com o lema "Fraternidade e a vida no planeta" e em todo o Brasil as comunidades estão discutindo problemas como esse, que não afetam apenas o meio ambiente, mas a saúde da população.



Pressionado o Ministério Público determinou uma data (30 de abril) para o início das providências de retirada do material contaminado e recuperação ambiental da área afetada.



Tivemos informação de fonte limpa que a CSD Geoclock já prepara uma argumentação cheia de tecniquês para dizer ao MP que só será possível fazer algo a partir de agosto. Se ninguém protestar, em agosto eles dirão que só será possível em dezembro e assim os anos passam e a população esquece.



Ocorre que a USIMINAS hoje pertence ao maior grupo siderúrgico do mundo (ARCELOR MITTAL) cujo capital é inglês mas está hospedado na India onde não existe rigor para cumprimento de leis ambientais.



Nesta próxima sexta, a diretoria da USIMINAS em Ipatinga se reúne para fechar o "esquema" coma Geoclock, definindo uma infima quantia de lodo contaminado que seria retirado e enviado a um aterro industrial em Betim num "acordo entre amigos" conspirando para mais uma vez manipular o Ministério Público, a imprensa e a sociedade de Ipatinga (tida por eles como interiorana, facilmente manipulável e desinformada).



Desculpe se é muita informação, mas a situação é grave para a população da sua cidade. Se puder, ajude a denunciar essa sacanagem da USIMINAS e GEOCLOCK, divulgando isso na sua rede de contatos, conversando com algum jornalista, radialista, etc... ou fazendo com que alguem procure o Ministério Público com uma cópia desta mensagem.